segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Releitura: Meu coração é um zoológico.


Ler e ler novamente. Essa é uma experiência fantástica. Quando temos a oportunidade de pegar uma obra literária e fazer  a nossa interpretação. Colocando um pouco do nosso sentimento e entendimento  acerca da leitura.
Realizei um trabalho coma turminha da Educação Infantil. [i]O objetivo foi construir a partir da forma do coração a imagem de animais, assim como no livro.  Meu coração é um zoológico  de Hall,Michael, a Editora Paz E Terra. Esse trabalho  recebeu o toque especial dos pequenos.
 Comecei na rodinha fazendo a leitura da obra (Meu coração è um Zoológico) durante leitura eles ficaram super envolvido, ao ver os animais desenhados a partir dos corações em diferentes tamanhos.
Chamou atenção principalmente o leão na turma de quatro anos e acabou sendo a escolha deles.  Essa turma tem mais meninos,  a força e o rosnado do leão eram os motivos segundo os mesmos, para a escolha.
A turma de cinco anos ficou encantada com a lebre. Que inicialmente ficou apontada como coelho. Mas expliquei a eles as diferenças e na conversa eles acabaram escolhendo o animalzinho saltitante.
Os pequeninos de três anos amaram a lagarta, brincaram com o movimento e muito interessados na quantidade de corações para pintar.
Após a escolha fizemos todos os preparativos escolhendo as melhores cores e ansiosos por usar vários recursos para a pintura, tinta, dedo, palmas da mão e pincel.
 Desenhei o coração alguns ajudaram a cortar. A pintura foi coletiva e a colagem no cartaz também.
Foi um momento maravilhoso.  !!!!

1] https://www.saraiva.com.br/meu-coracao-e-um-zoologico-nova-ortografia-3451719.html










[i] A turminha de Educação Infantil que falo é da Escola Municipal de Castelo Novo, Zona rural de Ilhéus, Onde estou professora.




Contação de História.

Maria vai com as outras.
 Nesse ano de 2018 foi uma mas primeiras historinhas que contei pra meus alunos. Fiz em uma base de TNT amarela, construir os personagens de EVA em uma arara de tubo de pvc que também fiz em casa.
A história é bem conhecida pelos educadores, mas de forma resumida: Nela a ovelhinha Maria sempre segue as outras em todos os lugares e passa por situações de alguma forma complicadas. então: Em um dado momento Maria decide mudar e nada de seguir as outras ovelhas.
Eu contei para os meus alunos e para meus filhos em casa. foi legal.
Na escola eles puderam contar comigo e fazer o reconto usando os recursos, o que deixou o momento bem mais rico.
Em casa a galera também participou, desde então, sempre querem mais histórias interativas.
Para os professores tem um blog onde eu observei varias atividades e também a história vale a pena dar uma olhadinha. http://www.professorasnaweb.com/2014/05/plano-de-aula-pronto-do-livro-maria-vai.html.

O começo.

Fiquei horas na frente do computador tentando escrever, sem sabe como dizer o que eu queria dizer. Um pouco redundante ou cacofônico. Mas era bem isso que eu sentia. Pensei em fazer um blog pra tentar mostrar um pouco dos meus  medos, sonhos expectativas, tentando  educar meus filhos e contribuir para a educação dos filhos de outros.  Sou professora. 
Fico me perguntando ate onde vai o meu papel de Educadora? Quando eu ultrapasso a linha tênue da profissional e torno-me um pouco mãe de cada um dos alunos que trabalho?  também me questiono como devo gerenciar minha postura diante das professoras dos meus filhos. (detalhe são três).
Em um certo momento de minha vida meu filho mais velho era meu aluno, ele me chamava de professora mamãe. Era muito engraçado ver ele se referir assim e acabava que meus alunos também me chamavam assim. Isso mostra como os papeis sociais se misturam, ficando claro que não me destituo completamente de um para desenvolver outro.
Então, devo ir tentando, construindo e mediado esses sentimentos. Por hora fico aqui.
Ate logo.

Releitura: Meu coração é um zoológico.

Ler e ler novamente. Essa é uma experiência fantástica. Quando temos a oportunidade de pegar uma obra literária e fazer  a nossa interpret...